terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Alimentação ajuda a manter a cor do verão - Novidade Lakshimi Spa



Alimentos ricos em carotenoides e vitamina A ajudam a manter o bronzeado

Para manter a pele bonita no verão, além do protetor solar e da hidratação, é possível manter um bronzeado duradouro ingerindo alimentos que ajudam a potencializar a melanina da pele.

Os alimentos ricos em vitamina A e carotenoides são os que mais ajudam a manter a cor e podem ser encontrados nos alimentos amarelos ou alaranjados, como mamão, abóbora, cenoura e tomate. Para quem pensou na laranja, acerola, beterraba, cenoura, acertou! Esses são alimentos riquíssimos em substâncias que trazem a pigmentação reforçada pera a pele. Aos que não gostam dos alimentos, é possível prescrever cápsulas com essas vitaminas e tem o mesmo resultado.

Folhas escuras, como rúcula, couve e espinafre, também são ricas em vitamina A e carotenoides. O ideal é incluir na alimentação diária, pelo menos uma semana antes de tomar sol. Duas porções por dia são suficientes. As folhas escuras podem estar na salada ou em sucos feitos com as frutas citadas. Ela sugere uma receita de suco com mamão, cenoura, manga e uma folha de couve.

Existem alguns alimentos que ajudam a combater os efeitos maléficos do sol, protegem nossa pele e ainda garantem um bronzeado prolongado por mais tempo.

Esses alimentos são ricos em beta caroteno, que são substancias extremamente antioxidantes responsáveis pela coloração laranja e vermelha nos alimentos.
segue um suco que ajuda neste bronze!

Além destes alimentos, você pode ingerir outros ricos em vitamina C (frutas cítricas, brócolis e tomate); tirosina (peixe, carnes, magras, ovos e leguminosas); silício (aveia); vitamina E (gérmen de trigo e óleos vegetais) e vitamina D (fígado, salmão e gema de ovo).

Para fazer efeito, a dieta rica nestes nutrientes deve ser seguida de um a dois meses antes da exposição ao sol.

Alimentos protetores

Frutas cítricas, como laranja, limão, morango e acerola, são excelentes fontes de vitamina C. Elas estabilizam a estrutura do colágeno, pois têm função de estruturar a pele. Além disso, são fotoprotetores, ou seja, protegem a pele dos raios UVA e UVB. A vitamina C neutraliza os radicais livres, preservando dessa forma a firmeza, elasticidade e resistência da pele, o que ajuda também a prevenir o aparecimento de manchas e o envelhecimento precoce. Ideal de consumo: duas porções por dia.

Grãos e oleaginosas, como amêndoas, soja, feijão e noz, possuem cobre e manganês, que auxiliam na síntese do colágeno. Ideal de consumo: uma porção por dia.

Alimentos amarelos e alaranjados, como cenoura, tomate, abóbora e mamão, protegem a pele dos raios UVA e UVB por serem fotoprotetores. Também possuem vitamina A que é um potente antioxidante. Ideal de consumo: uma porção por dia.

A vitamina A presente na goiaba conserva a saúde da pele e das mucosas, pois é um potente antioxidante, isto é, protege a pele dos danos dos radicais livres.

O betacaroteno, ou pró-vitamina A, presente no trigo Kamut, é um pigmento fundamental para a manutenção dos tecidos. Essa vitamina age como protetor da pele contra o sol e contra diversas infecções. Ideal de consumo: duas vezes por semana (utilize no lugar de trigo comum).

O enxofre presente no alho é muito importante para a saúde da pele, pois participa da cisteína, um aminoácido que inativa os radicais livres, assim como da taurina e da metionina. Ideal de consumo: preparar alimentos diariamente com alho semi-cru.

Óleos e sementes, como azeite extra-virgem, óleo de macadâmia, óleo de linhaça, possuem Vitamina E, que auxilia na maciez e hidratação da pele. Ideal de consumo: utilizar na forma de temperos de saladas (faça um mix com estes três óleos e tempere a salada).
Maçã possui vitaminas do complexo B que ajudam prevenção de problemas de pele. Ideal de consumo: uma maçã por dia.

Vegetais de tons amarelo, laranja e vermelho: cenoura, beterraba, batatas-doces, pimentão, tomate e abóbora.

Frutas de tons amarelo, laranja e avermelhado: mamão papaia, melão, manga, melancia, carambola, nectarina e pêssego.

Vegetais de folhas verdes escuras: espinafre, brócolis, endívia, couve, chicória, escarola, agrião e mostarda.

As vitaminas C e E, o ômega 3 e o licopeno também podem ajudar a manter o bronzeado. A vitamina C e o licopeno possuem atividade antioxidante e atuam combatendo os radicais livres, o que contribui para a proteção da pele. Já o ômega 3 auxilia na absorção do betacaroteno.

Vitamina C: é encontrada em frutas cítricas como limão, laranja, kiwi, morango, acerola, laranja, caju e também nos alimentos de cor verde escuro.

Vitamina E: pode ser facilmente encontrada nas sementes oleaginosas, óleos vegetais e no gérmen de trigo. O indicado é consumir cru ou levemente cozido para não reduzir o aproveitamento das vitaminas.

Ômega 3: está presente em peixes oleosos de água fria (atum, salmão, sardinha, arenque e cavala), óleo de canola, azeite e linhaça.

Licopeno: alimentos fontes de licopeno são tomate, melancia, mamão, morango, goiaba e pitanga.

Os benefícios dos itens ricos em carotenoides vão além da cor. Eles combatem a ação dos radicais livres acelerada pelos raios UV, mantendo a elasticidade, a integridade e o equilíbrio da pele.

Para proteger a pele dos raios de sol, a nutricionista ainda indica alimentos que contenham zinco (ostras, carne vermelha, leite e fígado); coenzima Q10 (aspargo, damasco, sardinha e sementes oleaginosas); selênio (castanhas, nozes e lentilhas); magnésio (leguminosas, sementes e nozes); cobre (fígado, moluscos e grãos integrais); biotina (fígado, cogumelo, amendoim e leite); e flavonoides (amoras, acerola, cereja, framboesa, uvas vermelhas e roxas, amoras azuis e pretas e casca de berinjela).

Mas somente a ingestão destes alimentos não é basta. É preciso evitar o excesso de exposição ao sol, principalmente entre 10h e 16h. E o uso dessas vitaminas não dispensa o uso do protetor solar.

Receita com betacaroteno

Protetor cutâneo oral
Ingredientes

·         2 rodelas de pepino

·         ¼ maça

·         ½ beterraba

·         ½ cenoura

·         200ml de água

Modo de preparo: Bater tudo no liquidificador e tomar ao deitar

Valor calórico 86 kcal





Mas para quem tem pressa e não quer se expor ao sol o ideal é o Bronzeamento com vaporização, novidade no Lakshimi Spa & Beauty. É um bronzeamento artificial a base de um produto inovador que seca rapidamente, não mancha e deixa a pele com uma Tonalidade de Praia (não deixa a pele laranja). Elaborado com  óleos essenciais e vitaminas que além de bronzear, tratam a pele deixando-a macia e hidrata. Acompanha esfoliação corporal antes da aplicação.
Duração:  0h50 

SERVIÇO:
Lakshimi Spa & Beauty
11 5505-0721
www.lakshimispa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário