quarta-feira, 18 de julho de 2012

A qualidade de vida ganha espaço a cada dia no espaço corporativo

Quem vive melhor, trabalha melhor e, logo, contribui para aumentar os lucros da empresa. Essa é a nova mentalidade nas grandes companhias, uma cultura de incentivo à qualidade de vida entre os funcionários.

O que essas companhias buscam é a redução dos gastos ocasionados pelas eventuais faltas por motivo de doença e com a utilização do convênio, quando ele é mantido pela organização. Além disso, programas do tipo ajudam a aumentar a produtividade.

Pesquisas indicam que quem tem boa capacitação física comete 27% menos erros do que as pessoas que estão fora de forma. Funcionários que aderiram pediram 14% menos dispensas médicas do que aqueles que não participaram.

Mas as vantagens para os gestores, na adoção de um projeto de qualidade de vida para os funcionários, não param por aí. Até o relacionamento interpessoal pode ser modificado. Pesquisas indicam que aqueles que participam de um programa de capacitação física apresentam redução de 50% nos desentendimentos no ambiente de trabalho.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, as doenças crônicas do coração, diabetes, derrames cerebrais e câncer são responsáveis por 72% de todas as mortes, gerando uma perda de três bilhões de dólares ao Brasil, em 2005, por morte prematura. A OMS conclui que 80% das mortes prematuras por doença cardíaca, derrame cerebral e diabete e 40% das mortes por câncer podem ser prevenidas por mudança no estilo de vida. Ressalta que 2% de redução na prevalência de doenças crônicas vai resultar em ganho de dois bilhões de dólares para o país. O cenário nacional não é bom, pois de acordo com estudo da Sociedade Brasileira de Cardiologia, 83% dos brasileiros são sedentários, 25% fumam e 14% apresentaram níveis de triglicérides acima do normal.

Este cenário é mais complicado nas pequenas e médias empresas. Uma pesquisa realizada por uma instituição americana chamada “Small Business Initiative” constatou que 64% das empresas pesquisadas possuíam empregados doentes, 87% possuíam pelo menos um fumante e 73% possuíam pelo menos um trabalhador com ansiedade e depressão. Observaram que 90% dos empresários acreditam que o stress afeta a produtividade do empregado e metade relatam que a incapacidade de resolver problemas pessoais pode comprometer a produtividade ou aumentar o risco de acidentes no trabalho.

O Stress e seus números
É importante ter estratégias de intervenção para o controle do stress que incluam mudança de estilo de vida e uma visão mais adaptativa sobre o tratamento, buscando-se melhor adesão e, assim, melhor qualidade de vida. O stress emocional, é considerado um dos responsáveis pelo aumento do índice de mortalidade no Brasil, junto com outros fatores de risco como o sedentarismo, a alimentação inadequada e o tabagismo.

O Lakshimi Spa atua no mercado corporativo, visando melhorar a qualidade de vida nas empresas. Nossos programas contemplam todas as dimensões de um projeto de qualidade de vida, oferecendo um trabalho diferenciado.

O Lakshimi Spa disponibiliza aos clientes um programa personalizado de Quick Massage, especialmente voltado para o setor corporativo. A Quick Massage é uma alternativa prática e rápida de proporcionar aos seus colaboradores um momento de relaxamento, interferindo de forma positiva no desempenho dos mesmos em sua jornada de trabalho.

 O atendimento é realizado de forma individualizada. Indicada principalmente para pessoas que possuem pouco tempo e que sofrem com as consequências da agitada vida urbana. Por se tratar de uma massagem rápida é realizado com o cliente vestido e não há aplicação de óleos ou cremes.

Pesquisas comprovaram que as empresas que oferecem aos seus funcionários sessões de “Quick Massage” periodicamente, aumentaram a produtividade, concentração e disposição destes funcionários. O bem-estar mental e físico dos funcionários diminui suas preocupações e eleva sua moral.

 Aplicada em eventos de promoção para clientes, à massagem local aumenta a satisfação de cliente e as vendas.
 Os benefícios da massagem no local de trabalho, em eventos especiais e de promoção, são ilimitados. Como resultado, pode se esperar um aumento expressivo na produtividade do empregado, criatividade, decisão, desenvolvimento de habilidades, comunicação e atitude positiva.

Por que investir em serviços de spa ?
Ao investir no bem-estar de seus funcionários e colaboradores, a empresa estará promovendo a melhoria da disposição para o trabalho, reduzindo afastamentos remunerados, muito freqüentes em casos de D.O.R.T (Distúrbios ósteo-musculares relacionados ao trabalho - L.E.R), dentre outros. Além disso, é uma atitude positiva para a imagem da empresa diante de seus funcionários, fornecedores, clientes, investidores e mercado de um modo geral. Um número crescente de organizações oferece massagem no ambiente de trabalho, incluindo o Departamento de Justiça Americana. Em várias empresas, como Reebok e Boeing, dores de cabeça e nas costas, além da fadiga, diminuíram com a inclusão de massagem entre os benefícios oferecidos aos seus colaboradores. Nessas companhias, a utilização de massagem combate também, problemas musculares, estresse, problemas posturais, entre outros. (Alternative Therapies, Janeiro 1996). Incluindo 15 (quinze) minutos de massagem, uma vez por semana, o Calvert Group (grupo de investimentos) reduziu o seu turnover de 20% para 5 % (Revista RH Focus, Setembro 1997).

Benefícios à empresa

* Aumenta a Produtividade;
* Diminui stress no local de trabalho;
* Diminui absenteísmo por stress;
* Aumenta a satisfação ao trabalho;
* Aprimora a performance;
* Promove saúde em toda a empresa;
* Enriquece a cultura corporativa;
* Redução de custos da empresa com licença médica e pagamentos  por indenizações por inaptidão;
* Redução de faltas dos funcionários;
* Melhoria da imagem da empresa que se preocupa com as condições de seus funcionários;
Investimento de capital mínimo, com contratação de massagista e pagamento por tempo combinado;
 
FOTO DO EVENTO QUE O LAKSHIMI SPA DENTRO DO BANCO SANTANDER- AG. BERRINI



Nenhum comentário:

Postar um comentário