segunda-feira, 23 de abril de 2012

Cuidados com a pele no inverno...



- Por que é importante hidratar a pele no inverno?
O inverno tende a ressecar mais a pele, pois como bebemos menos água, a pele fica mais prejudicada, além do frio e do vento que também são inimigos. A pele do rosto e do corpo fica seca, quebradiça, descama.

- O que pode ser feito para hidratar?
Um conjunto de fatores pode ajudar no combate ao ressecamento, como uma boa alimentação, beber muita água, e a utilização de cremes hidratantes.

- Há alguma receita caseira?
Ultimamente há tantos hidratantes que variam de preço, que às vezes, compensa investir em cremes, mas para quem é fã de máscaras faciais, uma boa dica é a máscara de cacau, pois é rico em lanolina. E uma boa alimentação também ajuda, e muito,

- Quando a pessoa pode começar a fazer o tratamento para preparar a pele para o frio?
Não podemos descuidar da hidratação da pele, não importa a estação, mas o final do verão e começo de outono é hora de preparar e tratar a pele.

- Quantas vezes ao dia o hidratante deve ser aplicado?
Depende de cada tipo de pele, mas normalmente de 2 a 3 vezes por dia, ou quando você sentir que a pele está ressecada.

- Óleos corporais também são bons aliados?
O óleo corporal não hidrata, ele apenas mantém a hidratação da pele, é coadjuvante no tratamento, é preciso fazer uso de cremes hidratantes, para aí sim, utilizar o óleo corporal.

- É indicado passar o creme após o banho?
Sim, é quando a pele ainda está úmida e disposta a absorver o hidratante.

- Banhos muito quentes ressecam a pele?
Sem dúvidas, pois retira toda a proteção da pele.

- A esfoliação também ajuda na hidratação? É indicada?
É indicada, mas em menos vezes, pode ser feita de 20 a 25 dias. É indicada para remover as células mortas e deixar a pele limpa e preparada para absorver o hidratante.

- Além dos cremes, há mais alguma dica para hidratar a pele?
Não esqueça da hidratação, tome no mínimo 2 litros de água por dia, mesmo sem sede, para hidratar a pele. Evite banhos quentes, prefira a água morna. Passe muito hidratante no corpo inteiro.  Aproveite sempre para passar o hidratante após o banho, principalmente se o banheiro ainda estiver com aquele vaporzinho, assim, você estará com os poros abertos por causa do calor, e o hidratante penetrará melhor. Prefira sempre hidratantes a óleos corporais. Os hidratantes penetram fundo na pele, e os óleos ficam apenas na superfície.

- O tratamento é o mesmo para todos os tipos de pele, inclusive as mais oleosas?
Para pele oleosas o ideal é utilizar produtos específicos, oil free, que não possuem óleo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário